Restaurantes de Odessa: experiências que encantam
- Paula Pereira

- 4 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2019
Sair para comer em Odessa, na Ucrânia, é um evento sensorial. É como se fosse possível identificar “o conceito” de cada restaurante. A atenção que dão à decoração do ambiente e à apresentação dos pratos me surpreendeu - acho que por eu ser do interior, estou acostumada a uma certa simplicidade das coisas.
Aqui, em Odessa, a experiência começa no momento em que a gente “dá um Google” para encontrar um restaurante nas proximidades. No Google Maps, mesmo quando não há muitas fotos publicadas por visitantes, o proprietário do restaurante posta fotos lindas do ambiente, dos pratos que eles servem e, às vezes, até da equipe trabalhando. Eles dão valor à imagem, à ideia, que transmitem aos possíveis novos clientes. E de forma alguma eles tiram fotos “de qualquer jeito”, com um celular ruinzinho que tenham disponíveis à mão; são fotos profissionais, pensadas e elaboradas por quem entende do assunto. Well, pelo menos é essa a impressão que tenho rs.
Talvez esse cuidado todo seja apenas muito comum no centro da cidade, que é a parte mais turística de Odessa - o que força os restaurantes a quererem se destacar mais. Mas não são só as fotos que impressionam.
Os donos dos restaurantes se preocupam com a experiência que as pessoas terão ao visitá-los. Pode ter certeza, eles não vão tentar te pegar “só” pela barriga, eles vão te pegar pelos olhos, pelos ouvidos e por tudo o que seu corpo sente.
Música ambiente
Fiquei encantada ao ouvir bossa nova em alguns (e não raros) restaurantes aqui da Ucrânia… pois é, pasmem, “bossa nova”. É música que combina com comida, combina com conversa. Aliás, poucos são os restaurantes onde fica difícil conversar por causa de barulho. Primeiro porque as pessoas não fala muito alto, segundo porque a música não é a atração principal rs.
Aliás, não estranhe caso você ouça tocar música até mesmo no banheiro.
Conforto
Na maioria dos restaurantes, a simples experiência de sentar-se é prazerosa. Quem não gosta de se sentar em um lugar confortável e quentinho? Na minha cidade, em Jundiaí, não é muito comum encontrar aqueles bancos com espuma (como os da Pizza Hut); já aqui em Odessa, é beeem usual. E mesmo quando você só tem uma cadeira de madeira para se sentar, pode ter certeza de que ela não vai ser aquela cadeira toda quadradinha que a gente desenha quando é criança. Até nisso elas têm estilo rs.
Serviços
Certa vez eu e Sergei fomos a um restaurante chamado Traveler’s; o local funciona como cafeteria de dia, restaurante à tarde e pub no horário da noite. Incrível! E acredite, o local serve a todos esses propósitos sem perder o estilo. Fiquei encantada ao ver que, no “sofá” onde nos sentamos, também havia um cobertorzinho e um mini-travesseiro para deixar os clientes mais à vontade nos dias ou noites mais frios.
Cada mesa tinha um abajur decorativo e, na base do abajur, 4 entradas USB para recarregar celulares. Visitamos este restaurante ainda na primeira semana da viagem e pensei que tudo isso fizesse parte do “diferencial” daquele estabelecimento, but no… ao andar pelas ruas do centro de Odessa, você pode ver que não é nada “tão especial” encontrar um restaurante que ofereça um cobertorzinho rs.
No Traveler's coffee: cobertorzinho, plugins para recarregar celular e sofazinhos
Alguns restaurantes merecem destaque, por isso vou deixar fotos de alguns dos restaurantes que visitamos!
Em ordem:
1. Fratelli: restaurante italiano
2. Afrika: se diz africano, mas tenho minhas dúvidas
3. Givi to me: restaurante georgiano onde só tocam músicas da Georgia
4. Bernadazzi: chique, comida de editorial rs. Tem dias que tocam piano ao vivo!
5. Kumanets: restaurante de cozinha ucraniana, um dos meus favoritos
6. Lviv Coffee Manufacture: é uma cafeteria que serve vários tipos de doce
7. Mario's: serve vários pratos e o lugar é bonito, mas esta unidade fica longe do centro da cidade
8. Rinok: é como um mercado municipal com vários restaurantes dentro


























Comentários