
01. Quem é a Paula?
Eu nasci em Jundiaí, cidade no interior de São Paulo também conhecida como Terra da Uva e tida como uma das melhores cidades para se viver no Brasil. “Oh Terra querida, Jundiaí…”, que orgulho! Sou casada com o Sergei, um ucraniano encantado pela natureza brasileira, e juntos tentamos planejar e viver uma linda história. Eu sou apaixonada por gatos, inclusive tenho uma tatuagem de gatinho no braço e com minha mãe vive nosso gato Tchê Guri; ou “Gugu” para os mais chegados.
02. O que ela faz?
Eu sou jornalista e mestre em Divulgação de Científica e Cultural, e atualmente dedico meu tempo a escrever, a me desenvolver pessoalmente (fazendo cursos e cuidando da saúde) e a cuidar do lar onde vivo com o amor da minha vida - quando estou na Ucrânia.
Mas sou uma pessoa que gosta de aprender, de se comunicar e por isso já fiz muitas coisas diferentes. Já fui webdesigner, vendedora de livros, professora de inglês, produtora audiovisual, já atuei no podcast Oxigênio e até freelas como modelo para banco de imagens eu já fiz.


03. Onde ela mora?
Desde 2020, eu estou na ponte “Brasil - Ucrânia”. Passo um tempo na Ucrânia com meu marido e uma vez por ano volto ao Brasil para passar um tempo com minha mãe, rever os amigos e para resolver outras questões pessoais (saúde, financeiro etc). Em verdade verdade, nossa residência é no Brasil, mas devido à Lei Marcial instaurada na Ucrânia com o início da guerra, meu marido não pode deixar o país onde nasceu.
04. Quais os planos para o futuro?
Viver no Brasil! Ah, neste exato momento parece até difícil imaginar quando isso vai acontecer, mas sempre foi nosso plano. Um dia a gente quer comprar um terreno, construir uma casinha em meio à natureza e acordar ao som de passarinhos cantando na nossa varanda… mas é bem provável que o gato seja o primeiro a nos tirar da cama.


